Tereos e BP Bunge realizam operação inédita que dá nova destinação a materiais da indústria

Batizado de Surplus, projeto de trocas de peças reduz impacto financeiro e reforça compromisso ambiental das empresas

São Paulo, 27 de abril de 2022 – Tereos e BP Bunge Bioenergia, dois dos maiores players na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, anunciaram transação inédita para troca de peças industriais, sobretudo as de reposição automotiva para tratores e colhedoras. Ao todo, serão cerca de seis toneladas de materiais funcionais, em plena vida útil, no valor de R$ 260 mil, envolvidos na negociação.

Idealizado em 2018 e batizado de Surplus, o projeto é liderado pela CH Master Data, responsável pelo processo de cadastro de materiais das empresas parceiras. A iniciativa identifica oportunidades de sinergia para dar uma nova destinação aos materiais

Por meio de sua base de dados, que já conta com cerca de 3 milhões de itens mapeados, a plataforma da CH Master Data faz um cruzamento dos dados e localiza quais itens de um cliente podem agregar valor a outro e vice-versa. A troca é feita seguindo padrões de compra e venda convencionais das companhias e de suas respectivas áreas de atuação.

A iniciativa permite amenizar impactos financeiros da operação industrial sem a necessidade, por exemplo, de as empresas assumirem prejuízos com aprovisionamentos de compras e reposição de peças. Os valores dos itens são mais competitivos, vendidos a custo médio de mercado, com alguns materiais chegando a custar até 70% do preço de peças novas.

“Considerando a estratégia da companhia e a atual situação inflacionária do mercado, estamos bastante entusiasmados com o potencial da iniciativa. Acreditamos que estamos construindo no agronegócio um processo inovador que pode gerar valor para a Tereos e outras empresas além de dar continuidade a nossas iniciativas de otimizar nossa cadeia de fornecimento”, diz Carlos Martins, Diretor de Suprimentos da Tereos.

Na BP Bunge, o foco da área de suprimentos está na otimização de seu estoque para garantir um fluxo de reposição permanente. “Uma gestão de materiais eficiente atua na busca contínua por otimizações, que visam alta disponibilidade de itens com baixo valor de estoque (baixa cobertura), sem excesso de gastos”, explica André Monteiro, diretor de Suprimentos da BP Bunge Bioenergia. “O Surplus é um complemento a esse modus operandi e está em linha com os conceitos de economia circular e de produção sustentável, que fazem parte de todas as nossas atividades produtivas e da nossa cadeia de suprimentos que praticamos diariamente na BP Bunge”, afirma.

Assim que concluir o processo de troca com a BP Bunge, a Tereos visa ampliar essa solução para gerar mais possibilidades ao setor sucroenergético e estender as transações com outras empresas parceiras do programa. De acordo com levantamento da própria CH Master Data, apenas no setor agro há um potencial de cerca de R$ 200 milhões a ser destravado com as trocas.

Pegada ambiental

No médio prazo, o principal benefício da troca e reutilização de materiais está relacionado ao meio ambiente. A destinação de insumos não usados reduz o impacto ambiental na geração de resíduos.

A utilização racional e consciente de recursos faz parte da agenda “Nossos Compromissos 2030” da BP Bunge, criada a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “O desenvolvimento sustentável é elemento direcionador para nós. Compreender a relevância dos impactos ambientais e realizar uma gestão para mitigá-los é fundamental para a criação de valor de longo prazo, não apenas econômico, mas também social e ambiental”, ressalta o diretor de Suprimentos da BP Bunge Bioenergia, André Monteiro.

“O uso inteligente de recursos faz parte do nosso modelo de negócios baseado em economia circular”, afirma Renato Zanetti, Superintendente de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos. “Esse modelo nos permite expandir o impacto positivo de nossas relações com empresas parceiras e potencializar os ganhos em sustentabilidade para o setor como um todo. Apostamos na conexão e na cooperação com a cadeia para inovar e oferecer soluções eficientes ao negócio”.