Tereos conquista novas certificações e amplia potencial de exportação de etanol

Unidades da companhia recebem reconhecimentos Bonsucro EU/RED e CARB, que reforçam que sua produção segue diretrizes internacionais de sustentabilidade

Olímpia, 14 de fevereiro de 2024 – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e bioenergia do país, acaba de anunciar a certificação de novas unidades da companhia com os reconhecimentos Bonsucro EU/RED e CARB, que reforçam os processos sustentáveis da produção de etanol da empresa e permitem a comercialização do biocombustível para os mercados da Europa e da Califórnia (EUA), respectivamente.

Com as novas certificações, a empresa passa a ter um potencial de exportação de etanol anidro de até 102.000m3 para o mercado europeu e de até 72.000m3 para o mercado californiano.

A unidade Mandu foi certificada pela Bonsucro EU/RED. A unidade já contava com a certificação Bonsucro e mudou seu escopo para o padrão europeu, expandindo a possibilidade de exportação para este mercado. Além disso, a Usina Vertente, sócia dos grupos Tereos Brasil e Humus, acaba de ser certificada pelo CARB, além de receber a recertificação na Bonsucro EU/RED.

“A sustentabilidade está em nosso DNA e em nossas estratégias de negócio. Temos um forte compromisso com processos responsáveis e eficientes em todas as etapas de nossa produção. Com as novas certificações, reforçamos esse nosso comprometimento e como estamos contribuindo com um futuro cada vez mais sustentável para todos”, comenta Felipe Mendes, diretor de sustentabilidade, tesouraria e novos negócios da Tereos.

Certificações

Em 2022, a unidade Tanabi foi a primeira a receber a certificação CARB, que reforça a qualidade do etanol produzido e a sustentabilidade em todos os nossos processos, desde o campo até a chegada no destino final na Califórnia.

O CARB (California Air Resources Board) é o organismo que define regras para controle de poluição atmosférica. Dentro desse contexto, o programa possui uma metodologia própria para cálculo da intensidade de carbono (CI) do biocombustível comercializado, ou seja, a emissão de gases de efeito estufa por litro de combustível até a sua chegada na Califórnia.

Ainda em 2022, as unidades Andrade e Vertente também obtiveram a certificação Bonsucro EU, que assegura que nosso etanol atende às Diretrizes Europeias para comercialização do biocombustível na região, reforçando a atuação sustentável da Tereos.

A Bonsucro, certificação internacional que reforça o comprometimento e a responsabilidade socioambiental das empresas que atuam na cadeia do açúcar, conta com requisitos de sustentabilidade implementados, como plano de gestão ambiental, gestão de resíduos, condições de trabalho e capacitações. Além destes, a certificação Bonsucro EU RED avalia, também, os índices de emissões de gases de efeito estufa pela mudança do uso de solo após 2008.