Tereos atinge safra recorde com 21,1 milhões de toneladas de cana processadas

Número é 22% superior ao registrado na safra 22/23; desse total, cerca de 67% da matéria-prima foi destinada à produção de açúcar e 33% à produção de etanol

Olímpia, 22 de dezembro de 2023 – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia elétrica a partir da biomassa de cana no país, encerra a safra 2023/24 nesta semana com resultados recordes e 21,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, um aumento de 22% em relação à safra anterior.

O mix continua mais açucareiro, com cerca de 67% do total destinado à produção de açúcar – foram produzidos cerca de 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 580 milhões de litros de etanol, além da geração de 1.500 GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana durante o período.

“Iniciamos a safra com moagem projetada de 19 milhões de toneladas e, com as condições climáticas favoráveis e diversas melhorias que implementamos com uso de inovação, tecnologia e análise de dados, chegamos a um resultado histórico, atingindo nosso recorde de moagem em 21,1 milhões de toneladas processadas. Esse resultado só foi possível graças ao nosso time que veio trabalhando na reconstrução de nosso canavial e em iniciativas de ganho de produtividade. Mantemos perspectivas positivas para a safra 24/25 e vamos continuar o bom trabalho, sempre valorizando nossa matéria-prima e extraindo o máximo de valor da cana de forma sustentável e eficiente”, comenta Pierre Santoul, diretor-presidente da Tereos no Brasil.

Entre os destaques da safra, a Tereos chegou ao marco de mais de 60% da cana processada certificada, entre cana própria e de fornecedores, e também atingiu 100% de suas unidades certificadas pela Bonsucro – comprovação internacional que atesta o compromisso com a sustentabilidade socioambiental de toda a cadeia produtiva das usinas de cana-de-açúcar.

Além disso, a empresa se habilitou junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para atuar na modalidade varejista no mercado livre de energia brasileiro, proporcionando mais uma oportunidade para seus clientes no setor energético, e avançou em sua estratégia sustentável ao inaugurar seu primeiro eletroposto para recarga de veículos elétricos, em parceria com o Tenda Atacado e a Volvo.

Na frente agrícola, a Tereos investiu em dois robôs da Solinftec para eliminar plantas daninhas em estágios iniciais. A solução utiliza sensores e inteligência artificial para identificar as espécies invasoras e aplicar os insumos necessários.

Adicionalmente, para melhorar a conectividade nos canaviais, a empresa estabeleceu uma parceria com a Embratel, Claro e Sol para expandir a cobertura 4G em suas regiões de canavial, com a instalação de múltiplas antenas em áreas estratégicas de produção no interior de São Paulo.

“Vamos continuar investindo em tecnologias, soluções e melhorias contínuas em nossos processos, que impulsionem práticas sustentáveis em todas as fases da nossa cadeia produtiva, buscando alcançar resultados ainda mais positivos”, finaliza Santoul.