Tereos anuncia operação de irrigação com pivô central no noroeste paulista

Com a iniciativa, empresa estima um ganho de 20 toneladas/hectare na produtividade da cana-de-açúcar

Olímpia, 23 novembro de 2022 A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, deu início a um projeto piloto de irrigação por pivô central de seus canaviais em duas unidades – Vertente (Guaraci) e São José (Colina), ambas no noroeste do estado de São Paulo.

A operação visa incrementar a produtividade no campo – estima-se um ganho de 20 toneladas por hectare de cana-de-açúcar – além de atenuar o impacto dos períodos de seca. O sistema de irrigação piloto contará com dois pivôs centrais que cobrem cerca de 250 hectares de plantio próprio. Complementado pela fertirrigação, que consiste na aplicação de água residuária junto à vinhaça nos canaviais, o projeto de mitigação de déficit hídrico da companhia alcançará 40% da área de plantio de cana-de-açúcar.

As duas unidades escolhidas para iniciarem o projeto foram selecionadas por conta da maior disponibilidade hídrica das suas regiões, localizadas próximas aos rios Pardo e Grande, garantindo o uso racional do recurso pelas operações da empresa.

“Nos dois últimos anos, nossa região enfrentou um longo período de estiagem, com a pior seca em 90 anos na última safra. Dessa forma, as medidas de irrigação e fertirrigação são cada vez mais importantes para garantir a produtividade dos nossos canaviais”, comenta Everton Carpanezi, Superintendente de Operações Agroindustriais da Tereos.