Açúcar Guarani divulga novos nomes escolhidos em votação promovida pela campanha “Respeito na Medida”

Lançada em novembro passado, campanha abriu portas para a reflexão sobre nomes de doces que soam ofensivos para muitas mulheres e promoveu votação aberta para que o público escolhesse novas denominações

Olímpia, 15 de fevereiro de 2023 – Já provou um chocomellow? Ou serviu um bolo chocolate maluco no café da tarde? Ou, de repente, prefere um molenguinho ou uma gravatinha de coco? Para quem ainda não se engajou nesta transformação, estes são os novos nomes escolhidos em votação popular promovida pelo Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos, para substituir nomes de doces que soavam ofensivos e “indigestos” para muitas mulheres.

Os novos nomes serão anunciados por meio de vídeos de receitas publicados no website e nas redes sociais (Instagram e Youtube) da marca, além do hotsite da campanha. Os vídeos são protagonizados por mães e filhos que, juntos, preparam as receitas enquanto conversam, de forma leve e divertida, sobre os nomes escolhidos. O primeiro vídeo entra ao ar hoje (link) e os demais serão publicados ao longo das próximas semanas.

Lançada em novembro passado, a campanha “Respeito na Medida” – idealizada pela agência F&MD para a marca – promoveu o debate sobre nomes de doces tradicionais da culinária brasileira que ofendem as mulheres, como teta de nega (o novo chocomellow), maria mole (molenguinho), espera marido (gravatinha de coco) e nega maluca (chocolate maluco), e convidou o público a escolher novas denominações.

No total, foram mais de 8 milhões de pessoas impactadas pela campanha, que alcançou 8 milhões de visualizações do filme, 80 mil compartilhamentos nas redes sociais e milhares de votos. A campanha também gerou uma doação em dinheiro e em produto para a ONG Mãos de Maria, instituição que promove o empreendedorismo e a capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social na comunidade Paraisópolis, em São Paulo.

“Estamos muito felizes com o sucesso da campanha, que reforça o nosso compromisso com a diversidade e nossa atuação socialmente responsável. Ficamos muito satisfeitos de ver o resultado da votação, que mostra que o público abraçou a ideia de darmos alternativas para os nomes desses doces”, comenta Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Apoiador da campanha, o Sindipan (Sindicato da Indústria de Panificação e confeitaria de São Paulo) também vai convidar seus associados a adotarem os novos nomes dos doces em seus estabelecimentos.

Para acompanhar o lançamento dos vídeos, acesse o Website, Instagram ou Youtube do Açúcar Guarani.