Tereos e Lemon se unem para levar energia limpa ao interior de SP

Parceria entre empresa do setor sucroenergético e startup permite distribuir energia
limpa gerada a partir do biogás para pequenas e médias empresas

São Paulo, 21 de julho de 2022 – A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa de cana-de-açúcar, fechou uma parceria com a Lemon Energia, marketplace que conecta geradores de energia sustentável a pequenas e médias empresas, para fornecer eletricidade gerada do biogás aos empreendedores no interior de São Paulo.

A energia virá da produção da planta piloto de biogás da Tereos, localizada em sua unidade industrial Cruz Alta, em Olímpia (noroeste do Estado de São Paulo). Nesse processo, a vinhaça, resíduo da produção de etanol, é digerida por bactérias especializadas em reatores chamados biodigestores, gerando o biogás.

A parceria com a Lemon vai levar o serviço a pequenos negócios, inclusive clientes e parceiros da Tereos, que estão hoje na região atendida pela distribuidora CPFL Paulista. A planta de Olímpia produz o equivalente ao consumo de cerca de 85 pequenos comércios ou 1 mil clientes residenciais, com potencial de duplicar o volume no médio prazo.

“A Lemon procura novas parcerias para ajudar a distribuir energia gerada a partir de fontes limpas e sustentáveis. O acordo com a Tereos é o mais recente em nosso esforço para levar a pequenos negócios fontes de energia mais sustentáveis e baratas”, afirma Rafael Vignoli, CEO e cofundador da Lemon Energia.

Para a Tereos, o acordo reforça a agenda de sustentabilidade adotada pela companhia ao oferecer mais uma oportunidade de ampliar sua oferta de energia sustentável para o mercado. “A sustentabilidade está no centro de nossas operações. Já tínhamos a oferta de energia elétrica limpa gerada a partir da biomassa da cana. Com a produção de biogás, oferecemos mais uma fonte renovável de geração, contribuindo para agregar valor a nossos clientes e parceiros de negócios”, esclarece Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos.

Toda a energia produzida pela parceria já tem redirecionamento ao consumo. Isso significa que a Lemon alocou pequenos e médios estabelecimentos para receber a energia sustentável na região, o que pode equivaler a uma economia de R$ 160 mil nos gastos com contas de luz dos estabelecimentos que contrataram o serviço.

Como funciona

A Lemon atua no chamado mercado de geração distribuída. Neste modelo, usinas de geração sustentável injetam energia limpa no sistema de distribuição, gerando créditos que são abatidos das contas dos consumidores conectados à Lemon e permitem economia anual de até 20%. A Lemon acaba de receber uma rodada Series A de R$ 60 milhões para expandir sua atuação.

Do outro lado, os geradores de energia aumentam seus ganhos e passam a ter uma gestão profissional de seus processos de cobrança e gestão de créditos e portfólio.  “Com essa parceria, usamos o modelo de geração compartilhada de energia para dar vazão a resíduos com energia sustentável”, afirma Vignoli.

Energia limpa

Além da produção de biogás, a Tereos já conta com a produção de energia elétrica limpa por meio da biomassa da cana. A energia produzida é utilizada para atender o consumo de suas unidades industriais e o excedente é comercializado ou doado. A empresa possui, por exemplo, uma parceria de longa data com o Hospital de Amor de Barretos, ampliando seu impacto nas comunidades que atua.